Carregando...
Maternidade

O que é ser um ‘helicopter parent’?

O termo ‘helicopter parent’ é usado para se referir aos pais que estão sempre superprotegendo os filhos. Eles estão sempre resolvendo seus problemas afim de não deixar que as crianças solucionem seus problemas por si só. São pais que estão sempre brincando com a criança, direcionando seu comportamento e fazendo pelas crianças o que elas sabem fazer.
 
Esses pais não são ‘helicopter parents’ por mal. Na verdade, eles têm medo de que seus filhos sofram consequências negativas e que se machuquem. Por isso, estão sempre tentando protegê-los. A ansiedade desses pais também influencia muito seu comportamento: medo do futuro e preocupação com o que vai acontecer mais à frente podem influenciar diretamente esses pais que, mesmo sem perceber, tentam controlar todos os passos das crianças. Um outro ponto para justificar esse comportamento pode ser uma compensação por não ter se sentido amado na infância. Pais que, de repente, foram negligenciados e ignorados quando crianças podem tentar não replicar isso na criação dos filhos.
 
O problema em agir desta forma é o resultado de uma criação baseada no medo e na ansiedade. A mensagem que os pais passam para os filhos é a de que eles não confiam nas crianças e de que elas não são capazes de resolver problemas sozinhos. Isso atinge diretamente a autoconfiança e a autoestima de crianças e adolescentes. Além disso, se os pais estão sempre governando a vida dos filhos, dificilmente eles vão aprender a lidar com a perda, as falhas e as frustrações. Ter toda a vida sempre controlada por alguém pode abrir uma brechinha pra entrada da ansiedade e da depressão. Fazer tudo pelos filhos significa tirar deles a possibilidade de aprender novas habilidades, desenvolver novos talentos e ter certeza da sua capacidade em resolver problemas.
 
Sendo assim, é importante dar um passinho pra trás caso você perceba que está superprotegendo as crianças. Elas precisam de liberdade pra resolverem suas questões e se tornarem confiantes e seguras.

Comentários

comments

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: