Carregando...
Mulher

Globais e seu machismo

Desculpem-me pelo disco que agarrou aqui. Eu estou monotemática e acredito que preciso, neste momento, ser. Dois casos de agressão contra mulheres não podem passar sem que a gente perceba. Quem não leu meus posts de ontem vai ler os de hoje. E, com isso, eu quero que todo mundo fique sabendo que Victor Chaves e José Mayer cometaram violência contra mulheres, agressão e assédio, respectivamente.
José Mayer teceu comentários impróprios de cunho sexual e, pra finalizar, tocou partes íntimas da vítima sem consentimento. Victor Chaves foi pego pela câmera do condomínio, que mostrou o mocinho empurrando sua mulher grávida.
Não darei voz aos abusadores aqui. Não esperem que eu divulgue a carta de Mayer ou o pronunciamento de Victor. No entanto, preciso destacar que ambos acham que o que fizeram foi um errinho normal, um erro como os que eu cometo, de pegar o ônibus errado, por exemplo. O que eles fizeram chama-se VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Não é uma desculpinha, uma cartinha, um rostinho bonito ou a defesa de um coleguinha que vai nos fazer deixar pra lá o que aconteceu. Porque o que aconteceu com Su Tonani e Poliana poderia ter acontecido comigo, com você, com a minha prima, com a minha mãe, com QUALQUER MULHER.
Nesta teia de aranha, aparecem Juliana Paes atacando o feminismo e Caio Blat defendendo Mayer. Pra Juliana, feminismo é proibir as mulheres de serem belas e usarem sutiã (aliás, Ju, vai bem seu salão de beleza? Faz sentido defender tanto assim o “estar bonita”). Pra Caio, Mayer nem é tão perigoso assim, vá… Caio e Juliana, por favor, neste momento tenso em que a mídia está trabalhando publicamente com casos de violência contra a mulher, NÃO DIMINUAM NOSSA LUTA E NOSSAS DORES.
A taxa de mulheres que retira a queixa das denúncias contra agressores chega a 70% e, por isso, o que tá acontecendo é importantíssimo. As vítimas estão expondo e tendo voz! Este momento é histórico. Dois galãs globais sendo expostos por violência contra mulheres. E a Globo tendo que lidar e falar sobre isso. Vocês têm ideia da abrangência disso?
Juliana, importante falar com você, que é mulher: feminismo é um movimento político, filosófico e social que luta pelos direitos das mulheres, pela igualdade entre homens e mulheres e pela libertação feminina de padrões patriarcais que aprisionam, oprimem e paralisam. Padrões que só servem para controlar mulheres e mantê-las caladas e inertes. Não é sobre proibir maquiagem, depilação ou uso de sutiã. Aliás, não é sobre PROIBIR, mas sobre LIBERTAR.
Caio, o nome disso que você está fazendo ao defender José Mayer é ‘brotheragem’, procura aí, gato. Seu amigo representa ameaça, sim. Não fez uma brincadeira fora de tom; cometeu assédio. Houve intimidação, sim! Por acaso passar a mão em alguém publicamente sem consentimento é uma brincadeira? Pense melhor, Caio. Ainda dá tempo.
O afastamento de José Mayer e o indiciamento de Victor Chaves comprovam que nossa luta feminista está sendo eficiente. Nós estamos avançando! Estamos expondo, tendo voz, defendendo outras mulheres, juntas. A LUTA TÁ SÓ COMEÇANDO.

Comentários

comments

Leave a Reply

Favoritos da Dany
%d bloggers like this: