Carregando...
Alimentação

Receita: pãozinho integral



Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara e meia de farinha de trigo integral 
1 colher de sopa de açúcar refinado 
1 colher de sopa  de açúcar mascavo peneirado 
1 colher de sopa de fermento seco para pão 
1 ovo 
1 xícara de leite morno 
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga amolecida 
Modo de fazer:
Etapa 1:
Misture as duas farinhas e divida em duas partes. Numa das partes, coloque o sal e a manteiga. Na outra, coloque o fermento, os açúcares, o ovo batido e o leite morno. Misture tudo com uma colher até formar uma massa viscosa que levante bolhas. Conforme a farinha, pode ser necessário mais ou menos leite. Não pode ser nem muito dura nem líquida. Adicione o restante dos ingredientes e misture com cuidado no início. Quando toda a farinha for incorporada, despeje numa bancada e sove (por uns 10 minutos) até formar uma massa lisa e homogênea. A massa não gruda nas mãos. Forme uma bola, coloque de volta na vasilha e cubra com filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume por uns 40 minutos.
Etapa 2:
Depois de 40 minutos de descanso, faça bolinhas e arrume no tabuleiro. Cubra as bolinhas no tabuleiro com um pano de prato molhado e bem torcido e deixe descansar por mais uns 10 minutinhos. 
Etapa 3:
Depois dos 10 minutos de descanso, Refaça as bolinhas, remodele e disponha novamente no tabuleiro. Cubra o tabuleiro com filme plástico e deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrarem de tamanho.
Etapa 4:
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200˚C por cerca de 30 a 35 minutos ou até dourarem levemente. 
***
Pão dá um trabalhinho pra fazer, mas é gratificante sentir aquele cheiro de pão pela casa e ver as crianças atacando os pães! Pão fresquinho, feito em casa, com cuidado e ingredientes que a gente conhece… Vale a pena. Relutei por causa do açúcar. Ficava me perguntando por que botar açúcar no pão e achei essa explicação aqui:
O açúcar (sacarose) é usado na panificação com dois grandes intuitos: conferir sabor e servir de alimento ao fermento. A sacarose não consumida na fermentação torna a crosta do pão mais fina e escura.

Alterações associadas ao açúcar:
• Pão murcho: o excesso de açúcar escurece a casca do pão precocemente, fazendo com que seja retirado do forno ainda com muita umidade. 
• Pão com crosta avermelhada: caramelização excessiva.
• Pão com crosta pálida: falta de açúcar para caramelização da casca.

Funções:
• Confere sabor adocicado e aroma agradável
• É utilizado como alimento pelo fermento
• Retém umidade aumentando vida útil do produto
• Amacia o miolo do pão
• Permite coloração caramelo na crosta do pão
Então, relaxei. Até porque a gente não consome biscoito recheado, doces, suco de caixinha, danoninho. Enfim, 90% dos lanches aqui são feitos em casa. Os outros 10% ficam por conta de uns biscoitos naturebas pra quando eu tô muito cansada. Experimentem esse pãozinho aí. Fica bonzão. 😉

Comentários

comments

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: