Carregando...
Blog

Bebê sem TV

Imagem: http://goo.gl/tziLjr

Dia desses conversamos lá na fanpage sobre bebê e TV. O questionamento de algumas mães é basicamente o mesmo: como dar conta da casa sem botar o bebê na frente da TV? Eu sei que é difícil. Tenho um menininho de 1 ano que quer explorar o mundo, mexer nas coisas, entrar nos armários e rolar sem fralda pelo chão, rs. Então, eu sei bem como é a dificuldade em manter um bebê ocupado e, ao mesmo tempo, fazer as tarefas de casa. Não tenho babá. Há um mês, mais ou menos, combinei com uma diarista de ela vir uma vez por semana (mas já tô quase desistindo!). Minha mãe fica com meus filhos pra eu trabalhar. Trabalho, mais ou menos, três/quatro horas por dia, mas não trabalho todos os dias. Então, vou escrever o que faço num típico dia em que estou completamente sozinha com os dois.

Antes de começar a dar dicas mais práticas, eu preciso dizer algo importante a você que tem filhos e é casada: seu marido deve estar junto. Se ele trabalha o dia todo, aos finais de semana ou à noite quando ele chegar, vocês dois precisam dar conta das tarefas que podem ser adiantadas: limpar e cortar carne pra deixar tudo congeladinho e em vasilhas no congelador, lavar verduras (eu gosto de comprar higienizadas – isso me ajuda muito), deixar a comida do bebê pronta pra semana toda congelada em potinhos com etiquetas identificando os ingredientes e a data em que foi preparada, deixar o feijão cozido em potes. Enfim, há muita coisa que pode ser adiantada com a participação do marido. Antes de vir com aquele argumento de que ele já trabalhou o dia todo e está cansado, pense: você ficou o dia todo de pernas pro ar tomando piña colada na piscina? Não. Então, os dois estão igualmente cansados. Os dois trabalharam. Os dois precisam dar conta da casa e dos filhos. Não é só sua responsabilidade manter a casa limpa e o bebê feliz longe da TV.

Vamos às dicas do dia a dia. Pra eu conseguir comer, eu boto Artur no cadeirão pra ele comer junto. Deixo ele pegar alguns alimentos com as próprias mãos e vou tentando dar colheradas também (ele é super difícil de comer). Nisso, vou comendo e dando comida. Costuma funcionar. Um grande aliado aqui é o sling. Faço muitas tarefas com ele pendurado: boto roupa na máquina, estendo roupa, coloco objetos no lugar, encho garrafa d’água e tudo mais que dá pra fazer com um bebê grudado.

Na hora de fazer comida, por favor, não use o sling. Eu costumo botar ele no cadeirão e deixo que ele coma milho, ervilha, palitinho de cenoura ou palitinho de tomate. Isso geralmente funciona muito bem. Ele fica entretido e come coisinhas saudáveis. Ele agora gosta de ver fumaça. Enquanto come, fica amarradão na fumaça que sai das panelas. Se algumas coisas estiverem bem adiantadas (como carne limpa e cortada), a comida fica pronta rapidinho. Tem gente que congela arroz refogado (é só descongelar e botar na água fervente), eu gosto de deixar a cebola previamente triturada em potinhos (trituro no processador e congelo) e gosto de tempero pronto (é só bater tudo junto: alho, cebola, manjericão e o que mais for do seu gosto).

Quando ele era menor, eu passava o aspirador na casa com ele no sling, mas ele começou a ter medo do barulho do aspirador. Agora uso a vassoura mesmo. Vou varrendo e ele vem atrás de mim. Geralmente varro brincando com ele, cantando e passando a vassoura no pé dele pra ele correr e achar que é brincadeira. Pra passar pano nos móveis, dou um pano na mão dele e ele me imita. Se você tiver um bebezico que não anda ou engatinha, forrar um tapete no chão perto de onde você está fazendo as coisas, pode funcionar. Deixe brinquedos interessantes por perto. Móbile montessoriano é bem legal. Clica aqui pra ver o vídeo. Aproveitar as sonecas também ajuda muito. O que for muito perigoso de se fazer ou que exija muita concentração, é bom fazer com o bebê dormindo.

Agora, gente, sejamos sensatos. Eu sei que a TV não vai matar seu filho. Eu sei que a vida com um bebê é braba. Eu sei que tem dia que a gente deseja o combo chupeta-galinhapintadinha-babá. Eu sei que ninguém é perfeito. Esse texto não é sobre nada disso. Esse texto é sobre a possibilidade de não lançar mão da TV na criação dos filhos. Esse texto tem a ver com uma escolha, não com uma imposição. Como toda escolha na vida, haverá dias bons e dias ruins. Haverá dias em que nada será feito porque o bebê só vai querer colo. E tudo bem. Cuca fresca é importante em todo o processo. Quando Artur não está comigo, ele vê Palavra Cantada na televisão. Vê porque eu não o crio sozinha e minha opinião não é e nem pode ser a verdade absoluta. A minha tranquilidade vem do fato de ele estar comigo durante muitas horas no dia, o que significa que ele está longe da TV também por muitas horas. Tudo isso é aprendizado, é construção, é possibilidade de poder romper com paradigmas. E volto a afirmar: bebês não precisam de TV.

Textos que podem ajudar:

Meu filho não sabe brincar sozinho
Brinquedos e brincadeiras para bebês de 0 a 3 meses
Brinquedos e brincadeiras para bebês de 3 a 6 meses
Brinquedos e brincadeiras para bebês de 6 a 9 meses
Brinquedos e brincadeiras para bebês de 9 a 12 meses

Brincadeiras que podem ajudar muito (pesquise no Google cada uma delas e veja como fazer):

Caixa sensorial:
Parede sensorial:
Cesto do tesouro:
Garrafas sensoriais:

Vasilha com gelo:

Comentários

comments

3 comments
  1. Ivana Millán

    Ahh.. e claro: excelente post, amei, como sempre. Para eu rever muitos conceitos. Sou das que deixa 10 minutinhos de Cbeebies pra poder ir ali fazer num sei o que. Hoje eu não deixei nada. Coloquei ela sentada na porta da cozinha e ela foi parar na porta da sala. Como? Ela não engatinha, caminha com o bumbum 😀 hahahaa… Já consegui um novo jeito de ir ali. Até começar a engatinhar, andar e prelelé. Não tenho chiqueirinho… não sei como vou fazer mais adiante, mas eu vou te contando por aqui. Bjos, obrigada!
    (e vc nunca respondeu minha pergunta sobre consumismo… disse "tô pensando" e deixou pra lá, né? rsrsrs)

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: