Carregando...
Blog

Introdução Alimentar (fail)

Vamos começar do começo. Artur mamou e mama ainda muito. Leite materno em livre demanda e isso significa o dia todo e a noite toda. Até aí, perfeito. Não comecei a introdução alimentar (IA) antes dos 6 meses como recomendou o pediatra. Preferi seguir a recomendação correta da Sociedade Brasileira de Pediatria e só começar com os alimentos aos 6 meses. Por que raios os pediatras continuam recomendando tudo errado? Antes dos 6 meses, não pode!

Menino guloso, mamando tanto, é claro que a IA vai ser facim, facim. Pesquisei receitas, fiquei toda animada e… Fuén. 

Comecei com as frutinhas. Nada! O menino não abria a boca, virava a cara e eu sentia que ele realmente não queria. Parei de oferecer por alguns dias. Tentei novamente e nada… Até que ele viu uma fruta inteira na minha mão e quis. Pronto. Matei a charada. Ele não queria era ver a colher na frente dele e parecia que tinha nojinho daquela papa amassada. Com o coração na mão, comecei a dar as frutas inteiras. Sucesso! Pensei: ele já sabe o que é BLW e quer assim. Perfeito. Eu já tinha lido tudo mesmo sobre esse método e não tinha como dar errado. 
Foto: Mari Hart
Tentei seguir o método por alguns dias. Porééééém, eu não queria mais BLW. E por muitos motivos: 
– Faz muita sujeira. Muita! Uma vez, com o mamão, deu vontade de sentar e chorar. Era chão imundo, cadeirinha impossível de limpar (tivemos que lavá-la no chuveiro) e filho com fruta até no último fio de cabelo. Tá, essa parte é mentira. O menino não tem cabelo. Mas, no contexto em que vivo, na minha realidade, é impossível. Não consigo limpar chão, cadeira e bebê e esperar o outro filho com um sorriso no rosto. Tenho meus limites. 
– Vai muita coisa pro chão e pouca pra boca. Como ele não tem coordenação motora perfeita ainda, ele joga as frutas no chão sem querer, óbvio. E eu fico com pena porque eu sei que ele quer comer, mas não consegue. Eu sei que é só um período de experimentação e que o leite materno é o principal alimento até 1 ano de idade, mas, pra mim, é importante que os alimentos entrem na boca. 
– Tenho medo de engasgue. Conheço o “gag reflex”, mas não confio. Tenho medo. O menino uma vez tirou um pedaço tão grande de banana que eu tive vontade de enfiar o dedo na boca e tirar, mas me contive porque poderia terminar pior. Ele mastigou direitinho e engoliu, mas eu precisaria tomar um rivotril pra praticar BLW. Não é pra mim. 
E aí? Como fazer se o menino não quer nada amassado e eu não quero BLW? Comecei a dar as frutas inteirinhas na minha mão. Desse jeito deu certo (com as frutas). Ele come praticamente todas as frutas de bem com a vida: banana, uva, morango, tangerina, laranja, pêra, maçã… Mastiga que é uma lindeza e não engasga. Frutinhas: checked. 
Hora de começar a papa salgada. Um alimento de cada grupo, temperinhos frescos pra dar aquele gostinho especial e… Fuén (mais uma vez). Novamente dei tudo amassado. Aí, começaram as tentativas frustradas: tudo amassado junto, com feijão, sem feijão, um alimento em cada cantinho do prato pra ele sentir o gosto das coisas separadamente. Na-da! Ele não chegava a comer 1 colher de sobremesa cheia. 
Parti pra tudo inteiro de novo. Legumes inteiros e pedacinhos de carne picados do tamanho de uma ervilha. Desse jeito ele come melhor, mas melhor não significa muito. Pelas mordidas que ele dá, acho que ele come o total de uma colher de sopa. Às vezes, menos. É ou não é de endoidar a mãe!? 
Bom, é isso. Já são 2 meses e meio de tentativas. Enquanto isso, o mamá vai salvando a pátria. Uma hora eu sei que vai! 
6 comments
  1. Roberta AR

    Meu filho tem dois anos e cinco meses, come bem, mas ainda hoje fica dias sem comer ou come muito pouco em algumas refeições. Digo que come bem, pq prova de tudo, gosta de vegetais e fruta, não gosta de doce. Mas tem seus períodos sem querer comer um monte de coisa. A gente tem que confiar no apetite deles também, pq essas fases passam e se a gente estressar demais a coisa desanda. A gente fez BLW aqui, realmente suja muito, mas não é pra sempre, passa rápido tb e eles vão ficando hábeis.

  2. Unknown

    Ai meu Deus….fala aqui uma mãe desesperada pq meu bebê fez 10 meses e não come nada. Frutas tentei raspada, amassada, cozida, batida no líquidificador, ate papinha nestle doce…ahh pedaço na mão! Nada. Suco tb nao. Papinha salgada piorou…batida nada…em pedacinhos nada…nao abre a boca mas cara de nojo, papinha nestle idem. Bolacha de maisena : ama!! Mas não é nada nutritivo. Começou no berçário em janeiro e lá almoça (papinha)..o coco ate mudou…mas nos dias q nao tem escola…nao come. Vive de leite do peito, como vc disse o dia inteiro, a noite inteira….é prático, mas me deixa cansada fisica e emocionalmente pq nao tenho uma brecha….
    Os medicos falam..tenta outra pessoa dar…pai…avo…eles ate tentaram, mas nao tem tempo. Eu trabalho fora mas chego mais cedo..sobra pra mim.
    Pensando em consultar uma nutricista infantil, pra ver se da uma luz!!

  3. Sil*

    Olá, Dany. Cheguei no seu blog agora. Estou vendo as coisas aos poucos e estou adorando. Mas cheguei por causa do seu relato de IA. Minha filha é igual e o meu sentimento quanto ao BLW é exatamente como o seu. Como desenrolou com o Artur? Minha bb tem 10 meses e eu estou na busca, incessante, de receitinhas para ela comer com a mão, mas guiada pela minha ajuda, em partes. Parabéns pelo blog! Abraços.

  4. por Carol Marques

    Aqui foi beeeem parecido! Agora, com meses que tá melhorando. Deixo bem cozido e dou na mão, aí vai tdo desmanchando na boca com mastigadas e dimunui o risco de engasgar.
    Ah, nem me fale na preguiça de limpar sugeira :S

  5. Dany, vc tempera a comida dele? Como?

    A Rafa eu comecei dando um amassado grosso e ela mastigava direitinho. Ficava impressionada por ser tão pequena.

    1. dany

      Ju, já tentei muitas coisas!

      Já tentei temperar só com alho. Já tentei só na água e sal. O que faço na maioria das vezes é refogar cebola e alho. Depois, acrescentar tomate picadinho (sem pele e semente) e salsinha. Uso bem pouquinho sal.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: