Carregando...
Blog

Fraldas de Pano Modernas

Para comprar fraldas de pano modernas, clique aqui: Loja do Quartinho da Dany

Tudo começou quando Artur teve aquela assadura mega-blaster-horrorosa. Tentamos de tudo e, no final, acabei conhecendo as fraldas de pano modernas. Quando eu pensava em fraldas de pano (FP), eu pensava no trabalho que dariam. Imagine! Lavar aquele monte de fralda suja! Hoje posso garantir: não dá trabalho, gente. Não dá mesmo. Eu faço o estilo desorganizada, preguiçosa e nojentinha e, ainda assim, consigo dar conta.As dúvidas geralmente são as seguintes:

1) Como são as fraldas de pano? Como as de antigamente?

Não! Não são como as de antigamente. Vou escrever sobre a que eu uso: a FP “pocket”, que é a que eu uso, tem um bolso onde é colocado um absorvente de microfibra. A fralda pode ter seu exterior em algodão, pul ou soft (leia mais sobre os tecidos aqui). Seu interior pode ser de algodão, soft ou dry-fit (bem fresquinha pro verão!).

fralda aberta + dois absorventes
2) Como é a troca de fraldas com essas de pano?
É bem parecida com a troca das descartáveis. Coloco o absorvente dentro do bolso da fralda, tiro a fralda suja, limpo o bumbum (com água e algodão) e coloco a fralda limpa. Simples assim. Não é preciso usar pomadas contra assaduras porque a FP é respirável e causa menos assadura. Menos química no bumbum, mais economia, menos trabalho.
3) Como é a lavagem?
Quando acabo de trocar a fralda, jogo a fralda suja de xixi num balde com água e sabão de coco líquido que fica na área de serviço. Deixo acumular o dia todo. À noite, boto tudo na máquina e pronto. É só estender no varal. Não pode passar à ferro (ô beleza!). Quando tô com muita preguiça, boto na máquina no dia seguinte de manhã. Isso vai depender de quantas fraldas você tem. Colocar as fraldas na máquina e estender… Isso não dá trabalho mesmo! A fralda de cocô também é simples. Faço uma pré-lavagem (uma esfregadinha no tanque) e coloco de molho no sabão de coco líquido. Nunca manchou aqui. Se você não quiser lidar diretamente com cocô, existe um item chamado “liner“. É uma espécie de forrinho que você coloca sobre a fralda. É macio e biodegradável. Na hora de trocar a fralda suja de cocô, é só tirar o liner e jogar na privada. Uma belezura!
4) É mais econômico mesmo?
Clica que aumenta! (via Bumbum do Sertão)
5) Quais são os tamanhos?
Você pode encontrar no mercado todos os tamanhos, mas eu prefiro as que são tamanho único. O bebê usa desde bebezico até desfraldar. A fralda vai crescendo com o bebê. São ajustáveis. Algumas são fechadas com botão e outras com velcro.
6) Por que a fralda de pano é melhor?
“As fraldas de pano são feitas de materiais respiráveis, livres de produtos químicos. Elas são suaves ao toque da pele, além de super absorventes, diminuindo a incidência de dermatites. O gel utilizado, nas fraldas descartáveis absorve toda a umidade, inclusive a da pele do bebê.” Dipano
Além disso, uma fralda descartável demora 500 anos pra se decompor no meio ambiente enquanto as de pano são 100% reutilizáveis. Colocar mais um filho no mundo e produzir menos lixo me soa muito bem.
7) Em quanto tempo devo trocar a fralda do bebê?
Em média, ela aguenta 3 horas. EU gosto de trocar a cada 2h. Como não são jogadas no lixo e eu não vou ter “prejuízo” financeiro se trocar com mais frequência, troco mesmo sem pena. rs
8) Existe fralda noturna?
Sim! Há fraldas de pano noturnas que aguentam mesmo a noite inteira. Eu não tenho nenhuma porque ainda estou montando meu “estoque”, mas pretendo ter.
9) Dá pra sair usando fraldas de pano?
Com certeza. Elas absorvem bem e são lindas! Todo mundo pergunta pela fralda. Eu gosto, inclusive, de vestir a fralda e colocar só uma camisetinha. Assim mesmo, sem bermuda ou calça pra que a fralda fique visível. rs Elas são lindas!!! Ah, e existem saquinhos impermeáveis pra você guardar a fralda suja se precisar trocá-la durante o passeio. 😉
10) Mas, Dany, você também vai gastar água pra lavar de pano. Isso não é ruim pro meio ambiente?
Sim, gasto água. No entanto, já parou pra pensar em quanta água é desperdiçada para produzir uma fralda descartável que nem vai poder ser reutilizada? Não deve ser uma quantidade menor da que eu gasto, não…
Bom, paro por aqui, mas prometo escrever mais sobre o assunto. Eu sei que parece difícil, mas não é! E vale a pena, gente. Mais saúde pros bebês, menos química, menos lixo e mais $ no bolso. Eu sou apaixonada pelas fraldas de pano.
Quem tiver dúvidas, deixe-as aqui nos comentários que repondo num próximo post.

Comentários

comments

15 comments
  1. Mas menina, que coisa boa isso. Se eu tivesse conhecido antes de ter a Rafaela teria aderido à essa moda….achei bem legal. Acho que fica mais confortável para o bebê.

    Beijocas

    1. dany

      O absorvente é lavável e vc o coloca dentro do bolso da fralda. É feito de tecido super absorvente. Na hora de lavar as fraldas, é só colocar o absorvente junto.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: