Carregando...
Blog

Plataforma de conteúdo educativo para bebês? Oi?

Qualquer pai/mãe acha seu filho um gênio! Bateu palminhas, falou gugu-dada, sentou, andou, falou… Tudo é motivo pra achar o rebento uma sumidade. Pais orgulhosos com olhares de admiração pra cria – é lindo de ver! O problema é que as grandes empresas também sabem desses pais orgulhosos cujos filhos são considerados pequenos Einsteins. E o que eles fazem? Criam um produto furreca qualquer pra convencer os pais de que aquele produto vai tornar a criança ainda mais inteligente, mais esperta, mais sagaz (é o caso da plataforma de conteúdo educativo para bebês – um produto de qualidade duvidosa). E, claro, vai proporcionar um período de folga para os pais. E é aí que mora o perigo.

Os pais piram. Correm pra comprar o produto que promete educar e transformar a criança num serzinho mais esperto. Tá instalada a competição entre os pais orgulhosos. Quem andou primeiro? Fulaninho já fala? Já deixou as fraldas? Andou com quantos meses? Tudo isso gera uma competição entre pais e mães e uma ansiedade desnecessária. Afinal, ninguém quer que o filho seja considerado “atrasado”.

Bebês aprendem a andar. Bebês aprendem a falar. Bebês aprendem a engatinhar. Bebês aprendem a sentar. Tudo isso com estímulo de pessoas, não da televisão, do joguinho de computador ou de um tablet. Tudo isso acontece naturalmente. Bebês precisam de gente, de contato, de amor, de colo. Não há estudos que comprovem que a exposição de um bebê ao computador facilite seu aprendizado e desenvolva suas habilidades cognitivas. Na verdade, há estudos que dizem o contrário.

Então, mães e pais, se tentarem te vender qualquer produto que prometa um bebê mais esperto, desconfie. Não aceite qualquer produto de forma alienada. Bebês não precisam de superestímulos pra aprender. Eles vão aprender com vocês, com os familiares, na pracinha, no mundo, tocando, brincando! Cada bebê tem seu tempo. Respeite o tempo do seu filho. Um bebê recebendo informação de uma tela passivamente não me agrada. A cena de um bebê olhando fixamente pra uma tela não me convence de que as coisas têm que ser assim.

Enquanto seu filho fica paralisado na frente de uma tela e você ganha algum momento de folga, essas empresas enchem os bolsos de forma irresponsável e inconsequente. Antes de consumir um produto direcionado a bebês, é bom se perguntar: pra que meu bebê precisa disso? Será que ele precisa mesmo? Será que meu bebê já tem maturidade visual suficiente pra captar e processar as imagens que vêm de uma tela? E lembrem-se: essas empresas visam lucro e só! Você acha mesmo que elas querem tornar seu bebê mais inteligente? Eu não acredito. Elas só querem que seu bebê se torne um consumidor nada crítico (como você). E é isso que você quer pro seu filho? Mais reflexão, por favor!

Comentários

comments

7 comments
  1. Micha Descontrolada

    e pra a pressa toda em transformar o bebê em um "adulto" (pessoa que já "sabe fazer tudos")? pra se exibir pra amigos e família…
    aff mil vezes.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

  2. césar

    O melhor Fisher-Price que já dei pra minha Luizinha foi uma garrafinha de água mineral com grãos de arroz e lentilha dentro, e ela a-do-rou. Era com a garrafa que ela sorria mais, quando chacoalhava e fazia barulho; eu fazia um ritmo com a mão e ela sacudia junto 🙂 quanto aos outros eletrônicos, daqueles que apertam botões e soltam vozes, ela tb gostava mas enjoava rápido… Na verdade fui eu que aprendi com ela! :-/

  3. Ivana Millán

    Uma moda que tem aqui em Lima são os Centros de Estimulação para bebês. As mães (cada vez mais usando a melhor desculpa de todas, o trabalho) colocam os filhos nesses lugares para eles aprenderem a colocar o cubo no buraquinho quadrado. Sacanagem… que complexo de burrice que esse país deve ter!!! Se eu continuar comentando sobre isso, meu fígado vai explodir de raiva. Então, paro por aqui.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: