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Fazendo substituições na alimentação

Não sei bem quando comecei a querer mudar minha alimentação, mas de lá pra cá, as coisas mudaram um pouco. E pra melhor! 
Estou tentando ingerir três porções de fruta por dia pra evitar pão e biscoito. O melhor de tudo é ver que isso influencia diretamente nos hábitos de Caio. Outro dia, ele falou que queria uma sobremesa. Foi à cozinha e voltou com uma maçã. Quase morri de orgulho! Há um tempinho atrás, isso não aconteceria nem em pensamento.
No meio da tarde, me dá uma vontade louca de comer uma coisa salgada. Então, apelo pra salada. Isso mesmo, gente. Às 15h, tô eu comendo salada. Primeiro, faço o molhinho: 1 colher de sopa de maionese (vou mudar pra iogurte natural djá), suco de 1/2 limão, sal, um pouquinho de azeite, sal e pimenta preta. Misturo tudo e depois acrescento alface, cenoura e beterraba raladinhas (já compro tudo ralado), 1/2 tomate picadinho e, às vezes, ralo parmesão pra dar um gostinho diferente.
Outras mudanças também aconteceram:
Hambúrguer: Não deixamos de comer, mas agora fazemos tudo em casa. Pra fazer carne de hambúrguer, usamos 1/2 kg de carne moída, 1 ovo, 1 colher de sopa de shoyu, 2 colheres de sopa de farinha de rosca, sal e pimenta. É só misturar tudo e montar os hambúrgueres. É claro que não é a opção mais saudável do mundo, já que precisamos usar fritura, mas, pelo menos, já abolimos o industrializado, né?
Suco: Há tempos implico com o suco de caixinha. Não gosto de dar a Caio, mas meu marido compra e oferece ao moleque. :-/ Pra minha sorte, Caio, na maioria das vezes, prefere água. Inclusive, ele leva água pra escola ao invés de suco de caixinha numa boa. O que eu faço muito aqui em casa é suco de laranja natural, mas é ruim de levar suco natural pra escola. Espremo duas ou três laranjas e tá pronto o suco. Caio toma sem açúcar, o que é ótimo. Meu objetivo é fazer mais sucos com outras frutas. 
Queijo ralado: Não compramos mais o queijo ralado de saquinho. Compramos o queijo parmesão e ralamos em casa. Fica muito mais gostoso. Não tem como comparar. 
Lasanha: Nunca mais compramos lasanha congelada. Não que a que eu faço em casa seja super saudável. Não é mesmo! Mas, ainda assim, é melhor que a congelada. Tirei a receita daqui e tô morrendo de amores por essa receita.
Legumes: Pra dar uma diferenciada nos legumes, fiz suflê. Essa receita dá certo e o suflê fica muito gostoso.
Como deu pra perceber, nosso primeiro passo é fazer substituições e tentar cortar alguns industrializados. Quero aprender a fazer pão de queijo em casa. Ainda não achei uma receita legal, mas vou achar. O que eu quero com isso é melhorar meus hábitos, claro, mas, principalmente, ajudar meu filho a ter uma saúde melhor. Se ele aprender como se alimentar bem desde pequenininho, quando ele crescer, as coisas serão mais fáceis. Espero conseguir.
7 comments
  1. thatiana Bandeira

    Acabei de descobrir o seu blog!
    Parabéns pelas substituições. Sempre tive uma alimentação saudável e agora com quase 02 anos de casada meu marido me pede frutas espontaneamente, prefere hambúrguer caseiro ao do MC Donalds.
    Sugestão: compre uma centrifuga
    Suco de laranja com pimentão vermelho, maça com cenoura e hortelã ou simplesmente abacaxi orgânico com casca são maravilhosos! Nem me lembro a última vez que estive gripada. Beijos

  2. Flávia Brito

    Ahhhhh Dani, você vai conseguir sim. O mais importante você já está fazendo que é tentar, daí pra frente tudo vai ser mais fácil. AdoroO pessoas engajadas! rsrsrs. Bjsss

  3. Raquel Maya

    Oi, Dany! Parabéns pela iniciativa! Qq dia desses experimento o hambúrguer! Estou penando aqui também para melhorar a alimentação. E olha que estou acostumada a tudo do bom e saudável mom-made! Boa sorte para nós!Bjs

  4. Raquel Maya

    Vou experimentar o hambúrguer qq hora dessas! Estou aqui penando para melhorar os hábitos tb, Dany! E olha que fui acostumada com tudo o que é bom, fresquinho e mom -made! Boa sorte para nós! bjs!

  5. Karine

    Te dou muitos parabéns. Há cerca de um mês, cortei o refrigerante da minha vida. Nisso, foram embora também o açúcar branco, a farinha branca, o macarrão e o arroz normais. Só entra em casa agora o que for integral. Inclusive, meu pão integral compro em casa de produtos naturais. Não serve mais o do mercado porque não é 100% integral.
    Cortei carne gorda, manteiga, suquinho de caixinha, mate industrializado e todos os quitutes da vovó Sheila. Menina, não é ruim e meu intestino tá funcionando até demais pro meu gosto.

  6. Tatiane Garcia

    Parabéns pela iniciativa Dany!
    Aqui, eu tento impor uma alimentação saudável, mas vou te falar viu….ainda tenho um problema com os industrializados. Eles atraem pela facilidade né não????
    Essa do hambúrguer eu já vi outras pessoas falando, sempre tive vontade, mas como nem comemos muito isso, acabo deixando passar….qualquer hora vou tentar!!!!

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