Carregando...
Blog

Pai e Mãe, contadores de história

Desde que Caio nasceu, eu e meu marido nos encarregamos de contar histórias para ele. No início, eram livros com texturas, sons e muita cor! Tudo para manter a atenção do pequeno leitor. Mais tarde, partimos para muitos outros tipos de livros, dos mais variados. Dentre eles, a coleção Mico Maneco, da Ana Maria Machado, destacou-se na fase da Alfabetização. Sucesso total. Depois, veio Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha. Todo santo dia, eu tinha que ler o bendito. Muitas risadas resultaram da leitura de Marcelo, Marmelo, Martelo. Já um pouquinho maior, Caio partiu para leitura do Hobbit. Ficou fascinado com aquele mundo e aqueles personagens. Uma viagem fantástica. Mas o que quero dizer com tudo isso é que de nada adiantaria comprar todos esses livros e deixá-los na estante. As leituras foram bem sucedidas porque lemos para ele. Mesmo depois de alfabetizado, continuamos lendo. Sempre. É muito importante que eles sejam leitores independentes, mas o problema é quando esquecemos que contar histórias, ler para os filhos é um ato de amor. Durante a leitura de um livro, ficamos agarradinhos, trocamos carinho, conversamos, damos beijinho, rimos e passamos um tempo gostoso perto de quem amamos. Quer coisa melhor que ouvir uma boa história de quem nos ama? E é por isso que até hoje lemos para o pequeno. Acho que ajuda a criar uma relação positiva com os livros. Por isso, leiam para seus filhos. Mesmo depois que eles forem alfabetizados. 
9 comments
  1. Izabelle Costa

    Dany, que foto linda!
    Pais leitores criam filhos leitores. É simples, não?
    Você deu o exemplo, mostrou como ler é bacana. Quando você lê para seu filho ele entende que é uma atividade prazerosa porque vê você feliz. Muito bacana.
    Aqui, quando cresceram, eu comeceia deixar livros diferentes espalhados pela casa ( ainda deixo). Banheiro, sala, quartos, todos com um livro ali, dando bandeira para que não percam o interesse.
    Beijos, querida. Adorei seu depoimento. Isso é coisa de MÃE

  2. Incentivar os filhos a ler é muito bom.Essa inciativa sua é otima por alem de estar ali do lado do teu filho curtindo um o outro e ainda lendo histórinhas para ele.Tanto eu como minhs irmãs sempre lemos muito para crianças hoje já crescidos eles contiuam com o habito da leitura .Bjus

  3. Rose Misceno

    Que bom que estou fazendo certo!!! Sendo assim, Luna será como Caio no futuro??? Obaaaa!!!
    Mas ler pra criança é super importante, também fazemos isso por aqui, desde que ela nasceu.
    E importante também é deixar a criança manusear o livro, não importa se ela amassar, ou até morder as pontinhas como Luna fazia muito, mas o incrível é que ela nunca rasgou nenhum livro e nem minhas queridas revistas Casa Claudia.rsrs
    Desde cedo a conscientizamos de que era importante cuidar muito bem do livro, porque se ela o ragasse ou qualquer outra coisa do tipo, não poderia mais ler aquele livro! E funcionou.
    Gostaria que todas as crianças tivessem papais assim, como vocês aí e como nós aqui!!

    =)

  4. Mãe Mochileira,Filho Malinha

    Oi Dany! pois é,todo o gosto que eu tenho por livros hj devo aos meus pais que sempre me incentivaram a ler e me presenteavam com muitos livros e revistinhas..Espero passar isso para o Enzo com a mesma paixão que eles souberam fazer pra mim!!
    beijos e uma otima semana!!
    😉

  5. Ia Maluf

    Oi Dani! Eu li bastante para minhas filhas, mas agora elas já são crescidas e leem muito, mas sozinhas.

    A mais nova ainda pedia uma leitura até o ano passado, bem com jeitinho de quem não quer crescer, mas desde Percy Jackson ganhou asinhas e não quer mais ser criancinha – pena, viu?

    Outros favoritos das duas quando eram mais novinhas, que eu lembro de cabeça:
    A Volta ao Mundo em 52 Histórias
    Desventuras em Série (11 ou 13 livros)
    Querido Diário Otário – bem para meninas (tb uma série de vários livros)
    Judy Moody – Série, tb para meninas
    Harry Potter – Dispensa apresentações
    E todos do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

    E agora:
    Saga Crepúsculo
    Qualquer livro sobre mitologia – Só a mais nova
    Série Imortais – Só a mais velha
    Fallen – Só a mais velha
    Clube dos Anjos – Só a mais velha
    O Diário de Anne Frank – as duas
    Os Caras – Só a mais velha
    e Agatha Christie – principalmente a mais velha.

    Enfim, é isso aí, quem lê para os filhos cria leitores, e hoje as duas leem mais do que eu e meu marido juntos 😉

    Bjs
    Ia

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: