Carregando...
Blog

O que é melhor para crianças, casa ou apartamento?

Quando tivemos Caio, morávamos em apartamento. Nosso pequeno vivia no colo, no berço, no carrinho, etc. e lugar pra ele brincar não era problema na época, pois ele era um bebezinho. Após pensar muito sobre aquela fase em que as crianças precisam de espaço pra correr e brincar, resolvemos (por mais alguns outros motivos, claro) construir nossa casa. Eu imaginava que fosse ser melhor pro meu filho. Como sempre morei em casa, a ideia de morar num apertamento não me caía bem. Além disso, achei que ter mais espaço seria o ideal pra uma criança. Doce ilusão… Construímos nossa casa do jeito que queríamos, ela é bem grandinha, bem espaçosa e super bonitinha, já que construímos do zero e montamos a bichinha do nosso jeitinho, escolhemos cada detalhe. Pois bem… Caio faz 8 anos esse ano (meu Deus, como tô velha!) e simplesmente não é livre do jeito que imaginávamos que ele seria morando numa casa espaçosa. Ele não fica no quintal porque brincar sozinho no quintal é chato. Não fica na rua porque eu tenho medo de deixá-lo sozinho com garotos maiores. Não aproveita nossa varanda – que é gigantesca! –  porque brincar sozinho é um porre. Diferentemente da minha época, quando a gente podia brincar na rua, jogar queimado, pular elástico e brincar de vôlei, hoje em dia as crianças não ficam mais na rua. Os tempos mudaram. E olha que moro numa rua calma e sem saída! E é por isso que mudei totalmente meu conceito de que morar em casa é melhor pra criança. Atualmente queremos morar num apartamento (com play, piscina e…CRIANÇAS, o mais importante!) porque acho que Caio se sentirá mais livre num lugar onde ele possa dizer: “Mãe, tô descendo pra jogar futebol com os meninos”. Então, eu penso que para quem tem crianças, os condomínios são uma ótima chance para fazer amigos e brincar com segurança.

Comentários

comments

21 comments
  1. Livia Andrade

    Eu passei minha infância morando em casa. Em 2010 me mudei pra uma cobertura( na msm q moro hj), e confesso q amoooooo minha casa. Aqui é super espaçoso, temos piscina, quintal, cachorro, e sem falar q me sinto super segura morando aqui. A Alice tem 3anos e sempre desce pro play e lá tem várias crianças da idade dela. Eu não trocaria a minha cobertura por casa. Bjobjo

  2. Carous Leocadio

    Passei minha infância morando numa casa, mas nunca tive esse problema pq tenho uma irmã e tinha vizinhas – eu era a caçula, mas nunca teve nd demais; será q é pq éramos tdas meninas? – Mas minha mãe sempre brincou sozinha e minha irmã tbm antes de eu nascer e elas nunca disseram q brincar sozinha era chato.Sl, os amigos do seu filho nunca vão na sua casa pra brincar?Ou cada dia ficam na casa de uma criança diferente? Isso pode ajudar.

  3. Nine

    Oi Dany! Eu fui criada em apartamento, sempre brincando dentro de casa ou entre os carros da garagem, a gente tinha que ser criativo e cuidadoso ao mesmo tempo, para não causar confusão.

    Depois, adolescente, me mudei para casa mas mantive os hábitos do AP: não saía para o pátio, vivia dentro de casa.

    Eu gostaria de morar numa casa hoje em dia, porque o AP limita muito as brincadeiras das crianças. Se vc mora numa casa, pq não combina com os colegas do filhote para tardes de brincadeiras no seu quintal? Pode ser uma idéia.

    E se na rua tem outras crianças e elas não forem muito mais velhas que o Caio, quem sabe ir soltando ele aos poucos, tipo: 2 horas por tarde na rua até vc ter confiança nele? Pode ser outra idéia.

    Eu atualmente moro em cidade pequena e em AP, minha filha sai sempre de casa para brincar nas pracinhas e eu fico sentindo falta dela brincar numa grama limpa, numa areia sem xixi de cachorro, sem caco de vidro, sem camisinha pelo chão, mas não dá, então eu deixo ela sair assim mesmo e rezo para ela não comer caca do chão ou se machucar, ou pegar alguma micose. Afe…

    Beijos,
    Nine

  4. Gi Braz

    Depende do apartamento e depende da casa. Você pode morar numa casa, mas que não tenha quintal, que seja muito pequena, ou que seja grande mas que os vizinhos você nem conheça. E também pode morar num apartamento pequeno ou grande, mas que tenha muitas crianças no condomínio, ou que tenha um play bem maneiro. A sua casa é grandinha e linda por sinal. Mas acho que o Caio não tem amiguinhos aí. Talvez num apartamento com um play repleto de crianças faça o menino se enturmar mais. Bjs.

  5. Ioly a dona do verdades...

    Dany, talvez vá me mudar e estou com esse dilema, casa ou apartamento?
    A Mi nasceu e até hoje vive na mesma casa, tem espaço, ela gosta de aproveitá-lo, mas realmente lhe falta companhia, aqui no bairro os muros são altos, casas distantes, mal conhecemos os vizinhos, e deixá-la brincar na rua, nem pensar, é muito perigoso.
    Vou levar em conta seu ponto de vista, acho que está certa.
    Só fico na dúvida se a mamãe aqui vai se acostumar novamente com a convivência com gente… rs

  6. Lulu on the Sky®

    Olha Dany, a vida inteira morei em apartamento e não reclamo. Tive a melhor infância e adolescência da minha vida, tinhamos uma turminha grande e aprontavamos todas.
    Big beijos

  7. Vanessa e Enzo

    Oi Dany.
    Enzo tem um aninho e ainda não está nessa fase. Moramos num apertamento com um bom condomínio cheio de crianças… mas mesmo assim quando chegar a hora do Enzo, eu estarei escondida – se for preciso – vigiando. Pq já nessa idade tem algumas crianças que não são nem um pouco fáceis…
    Um beijo pra vc e para o Caio!

  8. Nanci

    eu moro em condominio e acho dificil controlar quem convive com seu filho, acho que uma boa solução seria incremetar o quintal e chamar os amigos. qto mais perto de nós melhor.bjs

  9. Bia Mello

    Pois é Dany,
    Esta pergunta é bastante pertinente, pois nos dias de hoje é dificil demais deixar um crianca brincar na rua e se ela ficar somente dentro de casa a sociabilizacao fica desfavorecida.
    Moramos em apartamento, mas sonho em ter uma casa…Mas me sinto a mesma inseguranca, porque acredito que nos condominios o convivio é maior com outras criancas (embora, as vezes, se torne tao complicado quanto deixa-lo ir pra rua…) Dificil, hein?

    By the way, vc me perguntou num post se o Victor está aprendendo ingles. Bom, esta é uma longa historia e merece um post a repeito, mas resumindo, falamos com ele em portugues, porque quero que ele aprenda as linguas dos países dele (afinal ele nasceu aqui mas tem dupla cidadania, ne?)
    Por outro lado ele ve tv e ouve musicas em ingles e convive com varios amiguinhos americanos, entao ele acaba aprendendo as coisas na lingua inglesa tambem.
    Por enquanto a gente ta forçando mais o portugues, porque sei que depois que eles aprendem o ingles eles nao querem mais falar a nossa lingua, que é mais complicada…
    Bjs,

  10. Morena

    Quando eu li seu post pensei que perguta idiota! Claro que é em casa!
    Eu sempre morei em casa! E isso nunca me impediu de sair para me divertir! Antigamente brincávamos na rua né??? Mas eu tbm morei em vilas de casas onde as crianças corriam de um lado para outro mesmo com alguns pais na soleira da porta
    Boa sorte com a mudança
    Beijos saltitantes
    Boa semana

  11. Pinguinho da Mamãe

    Oi, Dany
    Morei em apto a vida toda, tenho amigos que creceram comigo até hoje.
    Mas moro em casa.
    Sei que isto realmente é um fato, hoje, não dá para brincar na rua, e a minha tb é super tranquila, mas penso que posso deixar minha filha brincar com seus amigos aqui em casa, nem que eu for buscar e levar,…. quem sabe é uma solução.
    Vamos ver com o passar dos anos.
    BjsJu

  12. Jú Ferrer

    Esse lance de hoje em dia as crianças não poderem brincar na rua é uó. Ai que saudades da nossa época q o mundo era tranquilo e menos perigoso.

    Não rola uma casa num condomínio???rs

  13. Bianca

    Meu sonho é morar num apartamento onde a Ju possa conhecer as outras crianças e brincar com elas….

    Lembra a minha infância….

    Ou em um condomínio fechado como o que eu moro hoje que todo mundo se conhece, sabe? Que as crianças se reúnem na porta de casa e brincam de pique-esconde, pique-pega…

    Liberdade, liberdade…

  14. Re

    Eu sempre morei em casa, sempre brinquei na rua ou as vezes sozinha no quintal ou sempre tinha amiguinha para passar o dia..e depois que me casei, me mudei para apertamento..mas vivo sonhando em voltar para casa…mas agora com a Manu e lendo o seu post, fica a duvida..o que seria melhor para criança?

  15. Mãe Mochileira,filho malinha..

    OLha…eu tb fico pensativa…assim que casei fui morar em ap…quando ja morava em casa,tive o Enzo.Ele tem um quarto espaçoso,criamos bichos,ele tem jardim, etc..Porem sinto falta do apartamento,onde tinha parquinho, area de lazer,piscina ..sem falar que o convivio social no ap eu acho mais intenso,tem mais crianças p brincar…
    pareo duro,né??rsrsrss..
    Beijokas,otima quinta!!!
    😉

  16. ¤(`×[¤ Juzinhah ¤]×´)¤

    Eu prefiro casa por mim, mas já morei em casa gigante e sei que mesmo assim, e olha que tenho irmã, não brincavamos taaaaaaaanto no quintal, era mais quando os primos estavam em casa, aí era farra. mas até que aproveitei bem. o ruim é que qq coisa pra criança sozinha é ruim. Agora, meu namorado, que é filho único tb, cresceu em apartamento e seus melhores amigos-irmãos até hoje são os que ele conheceu qnd descia pro play.

  17. Karine

    é mesmo… eu morava num condomínio gigantesco no Rio e estava sempre na rua com meus amigos. adorava! Joanna mora também num condomínio maneirinho em Niterói e a coitada nunca sai de casa porque minha irmã não a deixa ir ao play com Fernanda que é mais criança do que ela. quando ela vem a Búzios, Joanna é outra criança e chooooooora rios de lágrimas para ficar por lá, mesmo brincando sozinha!

  18. Paloma

    Putz, flor, eu me faço as mesmas questões. Eu moro em apartamento, em um prédio super antigo. O apto é super espaçoso, delícia. Mas o prédio só tem velhinhos e a Isa não tem amigos aqui. Morro de vontade de morar em uma casa, pra ela ter quintal, mas não temos grana pra comprar uma (em Sampa, os preços são astronômicos) e, quando vou na casa da minha irmã, e vejo o verdadeiro clube que é o prédio dela, fico pensando se não seria melhor mudar pra um condomínio assim…bjo
    Paloma e Isa

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: