Carregando...
Blog

Cantina saudável

As crianças levam na lancheira uma fruta todo dia. Na hora do lanche, cada uma exibe sua fruta para os amigos e elas podem até brincar de trocar frutas, caso desejem. Podem, também, dividir entre os amigos. A escola providencia um bilhete, que vai na agenda das crianças na sexta-feira, anunciando quais serão os sucos da semana seguinte. Por exemplo, segunda-feira, laranja; terça-feira, goiaba; e daí por diante. Essa escolha de sucos pode ser feita pelas próprias crianças através de uma votação! Não é legal? Sendo assim, todo dia cada responsável envia a fruta equivalente ao suco que será feito na própria cantina da escola – suco fresquinho na hora! A escola não vai gastar nada, os pais vão gastar menos (visto que enviar 1 fruta é mais barato que comprar refrigerante) e todas as crianças terão um lanche mais saudável. Uma vez por semana, será feita uma salada de frutas com a ajuda dos alunos. Além disso, a escola também dará sugestões de lanches saudáveis através de cardápio semanal que seguirá na agenda das crianças e os pais se encarregarão de enviar tais lanches. Tudo para o bem dos filhos e dos alunos.
Legal isso, né? Pena que não existe; não na escola de Caio. Na cantina dessa escola, você só encontra salgados massudos e super calóricos, brigadeiros, bombons, pizza, refrigerante e balas – nada saudável! Não há estímulo nenhum por parte da escola em termos de lanches que façam bem para a saúde. E, óbvio, fica bem difícil convencer as crianças a não consumirem aquele monte de baboseira…
Nós aqui fizemos um acordo: comprar lanche na cantina horrenda uma vez por semana. Caio fica super feliz no “dia da cantina”, como chamamos aqui em casa. Claro, é o dia em que ele pode ir à cantina com os amigos e comer a mesma coisa que eles: porcaria que engorda e faz mal. Eu, por outro lado, fico com o coração partido. Sei que a escola pode mudar esse quadro, mas falta empenho, vontade de mudar ou alguém que dê um empurrãozinho. Quem sabe esse alguém não sou eu, né? E lá vou eu dar uma de mãe chata mais uma vez! Porque eu sou assim…Acredito que as coisas podem melhorar, sim! Só falta gente que tenha coragem de reclamar e sugerir mudanças.    
PS: O engraçado (e triste) é perceber a contradição da própria escola: há uma horta, mas a cantina vende pizza. :-O

Comentários

comments

29 comments
  1. Carous Leocadio

    Eu tenho 20 anos e nas 2 escolas em que eu estudei era a mesma coisa.Qd criança, não ter refrigerante na cantina era meu maior medo,comida não,sempre achei tdas as comidas maravilhosas.Mas eu levava lancheira e minha mãe sempre colocava lanches saudáveis.No fim, acho que não tem mt problema se em casa a alimentação for saudável, td mundo precisa de uma válvula de escape.Se seu filho começar a engordar, coloque num esporte.

  2. Nine

    Dany, quando eu estudava nutrição em Floripa a prefeita da época editou uma lei onde proibia frituras e salgadinhos de pacote, refrigerante e doces nas cantinas. Nós, estudantes, vibramos com a notícia, já os pais acharam péssimo, por incrível que pareça.
    Uma colega é nutri de uma escolinha, ela faz o cardápio e de início tentou manter o saudável, mas teve que ceder por causa dos PAIS das crianças que não aceitavam que o filho não pudesse omer uma bolacha recheada de lanche.

    Então, acho que nós pais também temos muita culpa nessa relação das crianças com a comida e caso vc realmente converse com a escola, fica a dica de que primeiro você precisará convencer os outros pais, caso contrário, não vai dar certo.

    Eu super apóio a sua idéia e imagino como deve ser difícil manter a alimentação saudável nos lanches com uma criança de 8 anos.

    Quando criança, eu não lanchava na cantina, pq não tínhamos R$ para gastar ali (nem era um papo de ser saudável ou não) e eu me sentia excluída dos demais e não comia o lanche que minha mãe mandava. Bobagem pura, mas na época não era…Enfim, a discussão é bem mais difícil do que parece. E é super válida!

    Beijos e sorte da sua empreitada!
    Nine

  3. Liège

    Dany, por que você não leva a ideia à reunião de pais? Imagino que deva haver mais gente que gostaria de oferecer aos filhos opções mais saudáveis de alimentos.
    Quando eu era criança, muitas vezes levava frutas para o lanche. Sei que há crianças que preferem comer as mesmas coisas que os amiguinhos, mas tudo é questão de conversa e de hábito. Que bom que o acordo está dando certo! Um pouco de flexibilidade também é importante.
    Beijos.

  4. Re

    Muito legal essa observação. Tem muitas escolas que ja aboliram de suas cantinas salgados fritos e refrigerantes, mas isso ainda eh pouco. Eh preciso ensinar a alimentação saudavel aos alunos e isso, pouquissimas fazem. Bjs

  5. Ioly a dona do verdades...

    Que sujestão legal essa sua.
    Queremos que nossos pequenos tenham uma boa alimentação, mas temos que incentivar, dar exemplo, e a escola tem que participar.
    Ótimo que esta escola tem uma mãe "chata" igual vc. rs
    bjk

  6. dany

    É por isso, Lulu, que a cantina precisa mudar! Se não tiver pizza, por exemplo, as crianças não vão poder consumir dentro da escola.

    Kátia, dê a ideia, sim! Ah! E qd eu tiver a minha escola, vai ser assim, tá? rs

  7. luluonthesky

    É aquela coisa Dany, o saudável é a criança levar fruta no lanche, mas sempre a tentação da cantina é mais gostosa e tb mais gordurosa.
    Big Beijos

  8. katia Ruivo

    amiga, que idéia maravilhosa essa do suco! Vou sugerir na escola de MIlena tb, principalmente pq ela só toma suco de maracujá e laranja, ela nem gosta de refrigerante, mas não toma variedade de sucos. Amei!
    beijos

  9. Chris Ferreira

    Oi Dany,

    E dá para mudar.
    Na escola das minhas filhas tem a merenda saudável. Tem a cantina com o besteirol e essa mesma cantina envia para os pais uma lista por mês com duas opções de lanches saudáveis por dia. As crianças junto com os pais, que optam pela merenda saudável, escolhem uma opção para cada dia e enviam para a cantina. Assim a criança vai lá e pega a sua merenda saudável do dia.
    Também deixei a Ana Luiza ter um dia na semana de merenda besteirol mas levei as opções punk em uma nutricionista e esta explicou quais seriam as melhores escolhas para a Ana Luiza. Tipo preferir o cachorro-quente ao nugget pois tem menos gordura; preferir o picolé Itália de qualquer sabor ao brownie e assim vamos.

    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

  10. Micha Descontrolada

    seria bem legal mesmo.
    mas eu amava os risoles de camarão e potinho de doce de leite lá da cantina da escola…ai ai…e mtas vezes juntava dinheiro e comia escondido, sem minha mãe saber, pq qdo ela cismava de me levar no médico para fazer dieta, eu tinha q levar maça, ou pera…aff… eu quero coisas nada saudaveis…
    bem, se tivesse seguido os conselhos da minha mãe, talvez não tivesse brigando com a balança até agora.

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  11. Coisa de Mãe

    Boas sugestões Dany! Olha, a escola das meninas é tão pequena que nem cantina tem. Ou seja, o lanche tem de vir de casa mesmo. E pra mim isso é ótimo, pois elas ficam livres dos atrativos gordurosos e podemos controlar melhor o que comem.

    Mas as escolas que tem cantina de fato precisam se preocupar com o que estão servindo aos aluno. Essa história é antiga e ainda tem escolas que não estão nem aí…impressionante!

    bjos!

    Ivana

  12. Bia Mello

    Sugere mesmo, menina! Quem sabe alguem consciente resolve mudar ou, pelo menos, acrescentar alimentos mais saudaveis nas cantinas. Sabe que em algumas escolas daqui da regiao houve um super movimento a respeito da alimentacao infantil? Porque vc sabe, ha uma fatia enorme da populacao americana que está com obesidade morbida e entre eles muitas criancas em idade escolar. A partir desses dados, as escolas priorizaram os lanches naturais, frutas e sucos ao inves de refrigerantes e coockies. Mas nao é facil mudar, a rotina de uma alimentacao balanceada tem que vir de casa tambem e neste caso, vc está em vantagem!
    Boa sorte!

  13. Gi Braz

    Caramba essa horta existia na minha época!!!! E não me lembro de ter sido usada?? Essa cantina é dos sonhos mesmo. Mas vale também os pais ensinarem os filhos a importância de se alimentar bem. Porque do jeito que as crianças estão hoje em dia, é bem capaz de reclamarem que a diretora é chata, fica só dando suco no recreio. Bjs.

  14. dany

    Mari, qd eles são menores, é mais fácil… O problema é qd crescem e querem se enturmar…

    Fabi, essa escola deve existir, sim. Acredito que só aquelas que oferecem Ed. Infantil… Escolas com Ensino Fundamental geralmente têm cantinas – e são péssimas! A nossa sorte é q Caio odeia refrigerante.

  15. Casamento feliz

    quando comecei a ler , pensei que na escola do Caio fosse assim kkkk

    acho que vc poderia levar essa idéia até a diretoria , que tal??

    mais essa escola que vc descreveu existe mesmo??

    Beijos
    Boa semana

  16. Achei muito interessante a tua ideia,eu acho que tem sim que incentivar a criança comer fruta,tomar suco,conheço uma certa escola que faz só oque a maioria dos pais quer e com isso nem pensam em ter na cantina uma alimentação saúdavel.Mandar o dinheiro para comprar o lanche na cantina e muito mais facil e agrada o filho.Seria muito legal se as escols fizessem pelo menos uma vez por semana salada de fruta,alem de comer uma alimentação saúdavel a conehcer frutas diferentes…Bjus

  17. .Mone

    Mas não fazem um melhora. Pois como está ta bom…acho que é assim que pensam.
    Deve vender mais. E a preguiça é mais persuasiva.

  18. Mariana

    A escolinha da Lilica pede a fruta, e toda sexta-feira rola uma saladinhaaa de frutas bem variada.
    Lá não entra bala, refri e nem salgadinho.
    Acho ótimo..

    Que pena que a do Caio não é assim, tá super certa de sugerir..
    Assino embaixo.

    Bjo Dany

  19. FABIANE

    Seria ótimo mesmo se tivessem essa idéia..Adorei..Biel não gosta de refrigerante…mas sei que algum dia ele vai gostar..tou aproveitando a fase e dando bastante suco!!
    bjusssssss

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: