Carregando...
Blog

O menino que tinha medo de errar

Todo bimestre Caio lê um livro paradidático na escola. Este último é muitíssimo interessante: O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR da escritora Andrea Viviana Taubman. Interessante porque tem tudo a ver com o que a gente vive com Caio na escola. Ele sempre foi muito tímido, na dele e só conversa mesmo com quem tem total intimidade. Na escola, brinca normalmente com os amigos, joga futebol e tudo mais que um menino de 7 anos gosta de fazer. O problema é com adultos mesmo. Uma coisa que percebemos é que ele tem muito medo de ser chamado atenção. Se ele faz um exercício errado e a professora pede que ele apague, quase morre. Coisas assim acontecem. No judô, por exemplo, decidimos tirá-lo porque ele ficava totalmente sem graça – e chorava! – se “perdesse” a luta. Não é que ele seja um garotinho mimado que só sabe vencer. Não é isso. É timidez e medo de fazer feio. Lembro que no Maternal ele chorava horrores se se sujasse. Sempre foi assim. Nesse livro a autora relata exatamente a estória de um menino que tem medo de se arriscar e errar. Tem uma fada que o leva a um lugar chamado “Reino da Perfeição” e por lá tudo é perfeito, mas o problema é que não tem gente, claro. E por aí vai a estória, que é muitíssimo bacana. Foi legal porque ilustrou com muita clareza (e na linguagem dele) o que já conversávamos há tempos: errar é humano, é normal, é preciso. Espero que meu pequeno aprenda a lidar melhor com situações que possam lhe causar medo de errar. Nosso papel é fazê-lo enxergar que explorar o mundo significa errar muitas vezes.

          

Comentários

comments

13 comments
  1. Line Sena

    Adorei a dica de leitura.
    Meu cunhadinho, ja nem é tãããão cunhadinho assim, está com 15 anos e sempre teve esse problema.
    Não sabe lidar com o erro e com a perda… do tipo que não dá pra disputar um game que se ele perde fica revoltado, saca?!!

  2. Micha Descontrolada

    q bom q o livro contava a estória "dele", com certeza, mta coisa ficou naquela cabecinha inteligente guardada.

    Um ótimo domingo para você!!!

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  3. (Mamãe) ~Pinel

    Vou já comprar esse livro como presente de natal para o meu irmãozinho!
    Ele é tão perfeccionista, que com 2 anos ele não desenhava pois dizia que não estava igual!

    E quando ele não conseguia assoviar, e quase chorou porque não sabia! Coitado, tem só 6 anos! hehee
    Acho que ele vai adorar! Valeu a dica!
    Beijo!

  4. Bia Mello

    Amo dicas de leituras e as suas sempre sao valiosas!
    Anotadissimo, guardei o nome do livro, porque percebo uma certa semelhanca em algumas atitudes do Victor…entao, nada melhor que um livrinho bom pra ajudar ne?
    To voltando aos poucos, ainda tem muita mala pra desfazer…rs
    Bjs,

  5. Nine

    Adorei a dica de leitura! Vou anotar na minha listinha de livros para a Ísis!

    Eu também era como o Caio. Muito tímida, sofria muito quando tinha que qpresentar trabalho na escola, ficar na companhia de estranhos, ser chamada pela professora para qualquer coisa. Na escoa tinha o ajudante do dia: todo mundo queria ser, eu não, rsrsrsrs. Mas hj estou bem melhor, ou pelo menos me controlo mais!

    Beijos,
    Nine

  6. Sol

    Dany, muito legal saber que vc acompanha as coisas dele, sabe detalhes, tem muito mae desligada.
    Isso é amor!
    bjokas

  7. Elen Cezar

    Lembro que era como o Caio quando criança. Morria de medo de chamarem minha atenção.

    Ainda tenho muito medo de errar, mas aprendi com o tempo a lidar melhor com o erro e aprender com ele.

    Com vocês percebendo e sempre conversando com ele sobre isso ele vai se arriscar mais e aos poucos vai perdendo esse medo.

    Bjs Dani!

  8. Gi Braz

    É verdade Dany. Lembro de um dia que você chamou a atenção dele na nossa frente e ele se encolheu no quarto pra chorar. O mais engraçado é que isso acabou dando coragem a ele de quando voltar dizer pra Léo que sabe que o Papai Noel não existe, lembra? Hahahaha. Léo ficou arrasado… Achava que tava tirando onda com o Caio cobrando bom comportamento para ganhar presentes e na verdade o menino é que enrolava ele. Garoto esperto esse meu afilhado emprestado, rsrsrs. Bjs.

Leave a Reply

Favoritos da Dany
%d bloggers like this: