Carregando...
Blog

O rei das batatas

Antes de ser mãe eu achava que meu filho só iria comer frutas, legumes e ter a alimentação mais saudável do mundo. Que ele tomaria vitaminas de frutas e sucos naturais para sempre. Que eu faria uma sopa de legumes e ele tomaria tudinho e pediria mais. Infelizmente só no comercial do garotinho do brócolis consegui visualizar essa situação. Aqui em casa é bem diferente. 
No início (bebezico), leite materno. Marcamos um ponto. 
Aos 4 meses, suquinhos. 
Aos 6 messes, papinha salgada. Legumes combinadinhos, tudo certinho.
Até os 3 anos, tudo bem. A partir daí, ele começou a escolher. Meu filho não vai escolher. Quem vai mandar nessa joça sou eu!, eu costuma dizer enquanto ele comia tudo de saudável que a gente dava. Toda metida e achando que estava no controle.
E não é bem por aí. Os pequenos gostam de uma coisa, não gostam de outra e você tem que respeitar. Afinal de contas, quem gosta de ser forçado a comer alguma coisa que não goste? Eu já forcei. No máximo, você pode dar o exemplo e oferecer das formas mais variadas possíveis. 
Acontece que hoje em dia, aos 7 anos e 5 meses, Caio não é mais “enganado” por cenourinhas em forma de avião, por exemplo. Ele sabe muito bem o que é cenoura, não gosta, não come e eu não consigo fazê-lo comer. Ufa! Cansaço, muito cansaço. Porque isso de tentar fazer a criança comer cansa. Ele só gosta de batata. Não come outro legume/verdura de jeito nenhum. (Vocês precisavam ver a cara dele mentindo pra Cardiologista dizendo que comia legumes!)
Já tentamos de tudo que vocês podem imaginar. Não posso nem dizer que foi falha nossa logo no início porque ele comia super bem, de tudo! E só comidinha saudável! Caio só foi experimentar Danoninho com 1 ano de idade. Eu seguia tudo que o Pediatra mandava. Mãe de primeira viagem, sabe como é. E mesmo assim, não deu certo. Ele só come batata. Batata frita, batata assada, batata cozida, purê de batata, batata, batata… E para variar o cardápio, não come batata de vez em quando. Por favor, não me crucifiquem. Eu sei o certo, mas só dá errado. 
Aceito sugestões.

Nessa época ele ainda comia bem.
19 comments
  1. Mãe Mochileira,filho malinha..

    oi de novoooo…concordo,vamos mesmo faze ruma campanha na net,pq isso é um absurdo!! vc vem p o RN,que legallllllll!! se precisar de qlquer coisa,sabe que pode contar cmg viu,é so falar!!!
    😉
    vc poderia me dizer o nome da pousada? n vou publicar o comentario la nao,pode deixar..é so pq preciso saber se foi as mesmas,ou se infelizmente já e outra aqui na cidade com essa "moda" horrivel…
    me manda o nome dela,ta? bjuuuu!!

  2. Bia Mello

    Ai, amiga…rs
    Victao eh completamente apaixonado por batatas…assim como eu!
    Ta na fase de comer aquilo que determino, mas eh so olhar pra redondinha, que ja abre um bocao!rs
    Abracos,

  3. Dany lendo teu post lembrei dos meus sobrinhos qdo eram criança comiam super bem,de tudo hoje em dia são muito enjoados para comer tudo que a gente oeferece não gosta,complicado viu.Qto ao post abaixo eu conheço certas pessoas que entra ano e sai ano o assunto não muda,isso cansa né,eu ate saio d eperto pq não aguento mais ouvir as mesmas histárias.Bjus

  4. Micha Descontrolada

    é, amiga, e gosto merece ser respeitado…mas tarde pode ser q ele passe a gostar de novo. tinha coisas q eu não comia e como.
    e outras q comia e não como mais..

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  5. luluonthesky

    È não tem jeito, cada criança tem uma preferência. Qdo eu tinha a idade do Caio, não comia nada. Tive q tomar aquele Biotônico Fontoura para aumentar apetite.
    Big Beijos

  6. Sol

    Dany, que rei da batata mais lindo.
    Nem sei o que te dizer pq eu não tenho filhos e eu como de tudo, assim como meu marido.
    Não gostamos muito de biscoitos recreados, enlatados, fast foods, mas adoramos comida.
    Me lembro qd pequena que minha mae ia ao sacolao 2x por semana para nos abastecer de frutas e legumes.
    Uma vez perguntei se tinha uma formula certa para a educação alimentar que ela mandava a baba ter conosco e ela disse que não.
    Ela disse que acho que quando fossemos para a escola isso ia mudar, mas não mudou.
    Será que o fato de ele esta na escola vendo outras coisas bem difrentes da casa dele não fez ele mudar??
    Tenso… né?
    bjokas

  7. Re

    Ai dio mio, ja estou vendo o que me aguarda..uma vez li um pediatra falando que temos que respeitar as fases das criança, tipo, aquela fase de so querer salsicha, de so querer macarrao e de so querer batata..mas até qdo?? Dany, ja tentou disfarçar os legumes em sufles? Tipo, sufle de cenoura..ou entao, creme de espinafre, de milho, etc? Bjs

  8. Alice

    Deuuuuuuuuuuuuuus, me socorram! Dany, se seu filho só começou a negar comida com 3 anos, eu posso me matar! Minha mocinha só tem 8 meses e nunca quis comer comidinhas de sal. Não rejeita frutas e não que for doce… Ah, mas quando vem papinha, feijão e tudo que tiver sal, acabou o mundo pra Larinha!
    E acabou mesmoooo! Não sei o qeu faço! A peditra diz que eu tenho que fazê-la comer, minha ,ãe diz pra eu não insistir…
    Fico loooouca!

    E a Lara… Faz drama, ânsia de vômito e por aí vai!

    Todos os dias a mesma coisa!

    Senhor, imagine quando tiver a idade do Caio!!

    Beijo, Dany!
    Saudades!!

  9. Mamãe Cláudia

    Meu bb ainda é um bbzinho, mas já rejeita algumas coisas… tipo chuchu… arghhh… nem eu gosto, mas tenho que oferecer a ele…
    Não te culpo, é assim mesmo… trabalho com crianças e cada um tem um gosto, não tem como forçá-los a comer o que queremos…
    é assim mesmo…
    Beijossssssss

  10. (Mamãe) ~Pinel

    Acho que se interagir com o filhote é o que dá mais resultado… e claro, dar exemplo, comendo também. Na idade do Caio também rola bater um papo explicando sobre a alimentação de maneira saudável! Quem sabe?

    Beijo! Boa sorte!!!

  11. Karine

    Sabe que Joanna era assim como Caio? Comia de tu-do! Coisa linda de viver. Depois que começou a freqüentar a escola e que as amigas diziam ECA pra tudo, aí ela aprendeu o raio do ECA e começou a selecionar. Odeia: feijão, odeia sopa, odeia isso e odeia aquilo. Um saco! Paloma, minha mana, tem que convencê-la de comer e faz chantagens baratas para que ela coma legumes, por exemplo. Mas, teve uma vez em que ela estava na casa da vovó Sheila e uma nova amiga que comia de tudo, pouco mais velha que ela, animou-a a comer assim também. Minha mãe diz que agora quando Joanna estiver por lá, Amanda, a nova amiga, vai aparecer por lá também. ehhehehehe A bichinha é bem chatinha pra comer.

  12. dany

    Tati, cada criança tem um jeitinho diferente. De repente seu filhote de verdade vai gostar mesmo de tudo. Quem sabe?

    Ana, obrigada pelo apoio moral! rs

    Paloma, gostei da dica da batata baroa. Vou tentar selecionar um dia da semana pra levá-lo ao mercado pra ele escolher frutas e legumes que ele quiser comer. Vamos ver…

  13. Paloma, a mãe

    Ah, e vc podia substituir a batata pela batata baroa (mandioquinha) no purê. Talvez ele nem note, mas terá um purê mais nutritivo. E, se der, evite as fritas.
    Beijos

  14. Paloma, a mãe

    Dany, a Ciça começou a ficar seletiva com 2 anos e pouquinho. O que ajuda é levar sempre à feira ou ao supermercado e deixar que ele escolha frutas e legumes para comer. Preparar algo junto com ele, para ele se envolver com a comida. E, por último, plantar alguma coisa que ele possa comer. Eu já vi foto dele na horta da escola. Aqui, a Ciça traz alface da horta da escola e agora passou a gostar de comer alface.
    Beijos

  15. Ana Paula

    Ai Dany, te entendo perfeitamente. Minha filha come super pouco. Apesar da qualidade da comida dela ser ótima (ama frutas, sucos, as coisas que ela mais gosta são: milho, tomate, maça, pera, melancia, beterraba, uva e suco de qualquer coisa), eu peno para fazer ela comer carne… E quando começam a brigas por suas preferências ninguem merece….
    Bjo e boa sorte nas tentativas de fazer ele comer algo mais do que batata, rs!

  16. Tatiane Garcia

    Só posso dizer q fiquei com medo…pq o meu "filho imaginário", aqueeeele que terei um dia, vai comer de tudo saúdável…!!! E se de repente ele resolve se rebelar???
    ahhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: