Carregando...
Blog

Cadeirinha e assento de elevação

A seguinte notícia me irritou bastante: Pais têm “tantos dias” para comprar cadeirinha de carro e evitar multa gravíssima de R$ 191. Por que me irritou??? Porque não é uma questão de evitar multa ou pontos na carteira. É uma questão de evitar que seu filho de repente morra num acidente porque estava solto no banco de trás!
Não interessa se a cadeirinha ou o assento de elevação é uma coisa cara. Se a pessoa tem dinheiro para comprar e manter um carro, tem que saber que a cadeirinha é item indispensável se você tem filho. Essas mesmas pessoas têm dinheiro pra comprar roupa de grife, perfume importado, carro bacana, óculos Ray Ban, celular com isso e aquilo, TV de plasma, etc, mas reclamam de ter que comprar a cadeirinha.??? Nossa! Como isso me irrita, gente!
E nem adianta querer dar uma de pai/mãe responsável dizendo que vai comprar a cadeirinha agora (agora que o filho já tem 4 anos, por exemplo). Digo logo: Só agora que você vai comprar?!? E antes, a criança ficava solta no carro?!? Bom, antes tarde que nunca, mas que é lamentável, é…
E eu me gabo mesmo: Caio SEMPRE andou na cadeirinha e, aos 4 anos, compramos o assento de elevação. Lembro que foi até difícil achar esse assento na época (há 3 anos atrás mais ou menos) já que praticamente ninguém comprava. Mas corremos atrás e compramos. Lembro que quando Caio estava no Maternal, ele ia numa van que não tinha cadeirinha. Simples: nós colocávamos a nossa cadeirinha na van para Caio. Meu filho sempre andou seguro no carro, sim! 
O correto desde sempre:

Comentários

comments

24 comments
  1. Van

    Bom, gente, eu acho que isso tudo é muito complexo! Cadeirinha hoje têm os dois lados da moeda segurança x insegurança. Assim como o cinto de segurança. É seguro contra acidentes, mas contra assaltos?
    Enfim… muito complexo!
    Beijos

  2. Lua

    Gente, eu compraria normalmente a cadeirinha. Nem precisaria de lei. E sinceramente, esse papo de que mantém o carro com esforço e que não sobra dinheiro pra mais nada pra mim é pior ainda. Eu poderia ter um carro também, mas pra mantê-lo eu teria que abrir mão de muitas coisas. Então escolhi não ter.
    To esperando uma promoção no trabalho pra pensar nisso.
    Acho que só dá pra ter carro quando dinheiro tá sobrando. Meus pais nunca tiveram carro e eu nunca tive problemas por conta disso. Se tem dinheiro pra ter carro, que tenha pro estacionamento, seguro, cadeirinha e tudo mais.

  3. Ana Násily

    kkk ADOREI seu pos semana da megera indomavel, tenhgo estado assim ultimamente fechei o tempo geral p sogros e sogrinha kkk me poquei de rir, não sou ariana sou pciana rsrsrs

  4. Ana Násily

    quem sabe eu não te convenço a comprar o assento de elevação pro filhote, hein?!?
    ô Dny, não é questão de me convencer pq eu sei que é p oo bem do meu filho.(é questão de poder, garanto que quem ainda não tem, por algum motivo,não fica feliz e quer com certeza mesmo sem necessidade se justificar, pq toda mãe quer mostrar ao mundo que é a melhor mãe possivel!vamos a mais um debate rsrsrs
    SE É TÃO NECESSÁRIO E IMPORATANTE PARA A SEGURANÇA DAS CRIANÇAS, POR QUE TAXIS,TRANSPORTES ESCOLARES,ÔNIBOS E VEICULOS FABRICADOS ANTES DE 98 (CONHEÇO MUITA GENTE QUE TEM,A LEI VAI OBRIGA-LOS A TROCAR DE CARRO AGORA TBM?)NÃO SÃO OBRIGADOS A ULTILIZAREM A CADEIRINHA?
    ISSO P MIM É MAIS UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO, DO QUE IMPOSIÇÃO!
    Ps: não consigo acreditar que carro hj seja luxo ..p mim não é!! eu tenho uma filha de 9 meses e um de 5 anos e ao fazer compra no supermercado cheia de sacola..p mim se torna necessario, mais então quando tenho que leva-los ao médico, ou quando um deles passam mal de madrugada, nem sempre temos 20,00 reais no bolso p um taxi ou ônibos disponiveis! nessa hora p mim é uma necessidade! eu tbm não tenho condiçoes de ter um carro com o meu salário! mas a 6 anos atraz,eu e meu marido tivemos!
    BJS DANY!! AMO TODOS OS SEUS POST, INCLUSIVE ESSE PQ ME DEU A CHANCE DE EXPOR OQ PENSO!!

  5. dany

    Morena,

    Mas e o pessoal q comprou carro no esforço? que as vezes ainda está pagando?

    Advi, o pessoal se endivida até a alma pra ter um carro e parcela em até 72x. Que tal parcelar uma cadeirinha em 12x? Os pais vão pagar +- 23,00 por mês. Pra quem sustenta um carro, 23,00 por mês nem é tão caro assim…

    No salário desse mês (apertado) ele vai ter q dar um jeito de ter uma cadeirinha?

    SIM! A pessoa comprou um CARRO, Advi… Pensa bem…

    É proteção mesmo?!?

    SIM! É como um adulto andar sem cinto… Não é perigoso? Criança pode até ter anjinho da guarda, mas num acidente, não tem anjinho certo, não…

    Aqui em casa nós nunca tivemos cadeirinha, nem por isso sofremos algum acidente!

    Era uma outra época, né? Antigamente tb não era comum tantos jovens cursarem o 3º grau e não é por isso que nós não cursamos, certo? Precisamos evoluir…

    a questão é ter um adulto atrás, é dar um jeito de prender a criança com o cinto

    Por mais que um adulto fique atrás com a criança, os braços do adulto não são suficientes para segurar a criança num acidente. Isso é comprovado. E dar um jeito de prender a criança com o cinto é impossível! As crianças são pequeninas… Eu que sou baixinha, tô até pensando em comprar uma cadeirinha pra mim. hahahaha

    vc acha q eles pararão na blitz carros com fume, astras e carros assim?!? Claro que não! eles vão parar aquele fiat velho, um gol antigo! E sabe o que é pior algumas vezes essas pessoas se esforçaram e compraram e o cara do astra não pq nada acontece com ele!

    Eu não tô nem aí pra quem eles vão parar… Minha preocupação é exclusivamente o meu filho. Tanta gente faz tanta coisa errada por aí e nem por isso vamos fazer o mesmo, certo?

  6. Micha Descontrolada

    uma colega de trabalho, ao ter o filho teve trombose e teve ficar internada no hospital. no dia o marido foi buscá-la foi o com filho de dias na cadeirinha, e ela tava operada de cesária. um carro os fechou e saíram 3 caras armados de dentro. o marido dela falou: – deixa eu tirar minha mulher q tá operada de cesária e meu bebe de dias. um dos caras já abriu a porta de tras e viu o bebe e gritou: cadeirinha, cadeirinha..e todos entraram no carro e foram embora os deixando trêmulos lá.
    por sorte, esses bandidos tinham "bom coraççao" e até desistiram da operação, pq podiam ter ido com o bebe na cadeirinha e tdo.
    e foi na época do João Hélio, ela falou q nunca mais quis levar os filhos na cadeirinha. q eles vaõ com um adaptador (tipo almofada, sei lá) para usarem o cinto e só.
    ela falou q pode ser multada mil vezes, mas q tem medo de acontecer algo e não conseguir tirá-los.

    Um ótimo fim de semana para você!!!!

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  7. dany

    Ana Násily,

    Obrigada pela participação! Eu acho que é isso mesmo. Dialogando que a gente se entende e quem sabe eu não te convenço a comprar o assento de elevação pro filhote, hein?!?

    Vamos aos seus comentários…

    fico muito triste quando vejo tantos posts, julgando os pais que ainda não se adaptaram a essa lei

    Ana, não estou julgando quem não se adaptou à lei. Estou julgando pais que têm filhos, carro e não compraram a cadeirinha no enxoval muito antes dessa lei.

    com 2 filhos e um salário apertadíssimo em que se sobrevive, e falo isso pq muitos brasileiros sobrevivem, mais ainda sim tem carros

    Contraditório. Como a pessoa sobrevive e consegue ter carro?!? Eu, com salário de professora, não consigo ter carro. É uma questão de escolhas, certo?

    carro hj não é mais luxo é necessidade!

    Muita gente se vira bem sem carro. Não acho que seja uma das maiores necessidades, não.

    sem contar em pais que tem 3 filhos e um ford ka, ai vai caber amiga! e ai como fica? vamos ter que trocar de carro só p não ficar com fama de pais displicentes?

    Não é questão de fama, Ana. É questão de segurança. Eu não comprei a cadeirinha pra Caio somente pra parecer uma mãe responsável. Comprei porque eu mesma não ando de carro sem cinto. Então, por que deixaria meu filho andar sem cinto?

  8. Morena

    So que vc só pensou em um lado, no das pessoas que realmente tem dinheiro e que desde sempre puderam fazer isso. Mas e o pessoal q comprou carro no esforço? que as vezes ainda está pagando? No salário desse mês (apertado) ele vai ter q dar um jeito de ter uma cadeirinha? É proteção mesmo?!? Até q ponto isso tudo n é só uma forma de tentar educar a população e render dinheiro p o mercado?!? Aqui em casa nós nunca tivemos cadeirinha, nem por isso sofremos algum acidente! A questão é cautela, a questão é ter um adulto atrás, é dar um jeito de prender a criança com o cinto.
    Sinceramente vc acha q eles pararão na blitz carros com fume, astras e carros assim?!? Claro que não! eles vão parar aquele fiat velho, um gol antigo! E sabe o que é pior algumas vezes essas pessoas se esforçaram e compraram e o cara do astra não pq nada acontece com ele!
    Beijos saltitantes
    Bom fim de semana

  9. Diários do Papai

    Concordo plenamente, Dany: é incrível como futilidades nunca são caras, mas segurança sempre o é e a coisa toda só vai na base da imposição com multa! Excelente 'post', até me inspirou para uma futura abordagem lá nos Diários! Falar nisso: ainda aguardo seus comentários (seu e do Caio) por lá… E sentado, na cadeirinha, que é pra não cansar, ré, ré! Abraço!

  10. Ana Násily

    Ai amiga… fico até sem graça de postar com tantos aplausos rsrs, mas em parte vou ter que discordar…claro que é para a segurança e todo os pais que tem carro com certeza querem a segurança de seus filhos. Eu por exemplo tenho o bebe conforto da Elisa que é um acessório pratico,e relativamente bem em conta$$, mas p meu filho que tem 5 anos e meio ainda usa a cadeirinha de 4, já passou da hora de trocar sim sim! é arriscado? sim sim, mas eu n tenho como comprar agora…e vai ficar mais p frente.a elevação aki em vix custa em média 500reais, e eu n tenho esse dim dim rsrs to rindo p não chorar, e fico muito triste quando vejo tantos posts, julgando os pais que ainda não se adaptaram a essa lei!com 2 filhos e um salário apertadíssimo em que se sobrevive, e falo isso pq muitos brasileiros sobrevivem, mais ainda sim tem carros, talvez pq foi comprado antes da chegada dos filhos, e amiga..carro hj não é mais luxo é necessidade! sem contar em pais que tem 3filhos e um ford ka, ai vai caber amiga! e ai como fica? vamos ter que trocar de carro só p não ficar com fama de pais displicentes?bom , fica aki o meu apelo p que a gente tenha tenha a ideia de olhar p dois lados, se colocar no lugar de muitos pais, e ter a certeza que nenhum pai quer o mau p seu filho,e que mesmo assim muitos pais não cumpriram com essa lei(eu me incluo nesse grupo), e não é por falta de amor.e assim vou me virando como posso! fica aki o meu ponto de vista…bjs e fique com Deus!

  11. Gostei do te u post Dany,tem muitas pais que gastam horrores com superfulos maais para cadeirinha nunca tem dinheiro,isso é um abusurdo.Aqui em casa todos meus sobrinhos tiveram bebê conforto,cadeirinha etc…tenha um bom findi.Bjus

  12. FABIANE

    ADOREI
    BIEL SAIU DA MATERNIDADE DE BBCONFORTO..E QUANDO CRESCEU SEMPRE ANDOU NA CADEIRINHA..E ANDA TODO FELIZ PQ DÁ PARA VER A PAISAGEM..ELE AMA!!
    E PRETENDO SIM COMPRAR O ASSENTO ASSIM QUE ELE CRESCER MAIS!!
    BJUS

  13. Bete Strøm

    Uma tempestade de APLAUSOS!!! Você está certissima!!! É um dever dos pais… Eu não tenho carro, mas ando muito de taxi, vou comprar uma cadeirinha pra colocar no taxi, não sei como, mas sempre que saio com meu bebê fico apreensiva!! Com medo, não fico trannquila…
    Beijos e bom fim de semana!

  14. Pinguinho da Mamãe

    Concordo plenamente, Dany…
    Não bem com a lei…porque acho que se a segurança do seu filho esta em jogo, não precisa de lei para que eu, pelo menos, use a cadeirinha…e tb porque esta lei, na minha opinião, foi muito mal feita e deixa muitas brexas, mas enfim…
    Quanto a usar a cadeirinha, minha filha não anda sem… de jeito nenhum…
    Bjs
    Ju

  15. Mari Serezani

    A lilica tb anda na cadeirinha..
    Ah amiga, não dá pra arriscar, né? É a vida preciosa das nossas riquezas…
    O que é certo e seguro a gente aqui apoia!
    Bjão

  16. Karina Dutra

    MAIS APLAUSOS!!!
    É isso aí Dany!!!
    Mas vou mais além; não tenho carro (ainda), pois nem eu, nem meu marido tivemos coragem de tirar carteira (dois frouxos), mas estou quase lá. Apesar disso, como andamos muito de carro com meu sogro, antes mesmo do meu filho nascer compramos uma cadeirinha, depois compramos uma outra, mais adequada ao seu tamanho atual (2 anos e 6 meses) e sempre que vou a algum lugar com outras pessoas de carro, sou abusada mesmo e pergunto: tem lugar para a cadeirinha do João?
    Se não tiver vou de metrô, ônibus…
    Não é uma Lei que tem que garantir a segurança do seu filho, mas sim a sua consciência.
    Amei seu post!

  17. Karina Dutra

    MAIS APLAUSOS!!!
    É isso aí Dany!!!
    Mas vou mais além; não tenho carro (ainda), pois nem eu, nem meu marido tivemos coragem de tirar carteira (dois frouxos), mas estou quase lá. Apesar disso, como andamos muito de carro com meu sogro, antes mesmo do meu filho nascer compramos uma cadeirinha, depois compramos uma outra, mais adequada ao seu tamanho atual (2 anos e 6 meses) e sempre que vou a algum lugar com outras pessoas de carro, sou abusada mesmo e pergunto: tem lugar para a cadeirinha do João?
    Se não tiver vou de metrô, ônibus…
    Não é uma Lei que tem que garantir a segurança do seu filho, mas sim a sua consciência.
    Amei seu post!

  18. Sílvia Renata

    APLAUSOS!!!!
    Excelente post! Concordo plenamente. O Eduardo tbm desde o nascimento anda na cadeirinha, saimos de la com ele ja no bb conforto. Hj ele usa a cadeirinha e muito bem, adora ir contemplando a viagem bem acomodado e principalmente "seguro". Uma colega minha perdeu a filha num acidente de carro onde a bb foi arremessada contra o vidro dianteiro do carro. Ela tinha 4 meses. Uma tragedia que poderia ser evitada.
    Ótima questão…
    Bjs

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: