Carregando...
Blog

Tempo de brincar

Tenho lido muitos blogs de mães que estão felizes da vida porque seus pequenos estão iniciando a vida escolar. E não é para menos! As crianças estão começando a ter contato com outras crianças, com outros adultos, em outro ambiente. E isto tudo é muito importante. A Educação Infantil é uma etapa gostosa, divertida e tão importante quanto todas as outras etapas.
Eu acho tão gostosa a Educação Infantil que, se eu pudesse, teria deixado Caio mais um aninho lá com as tias. Acontece que Caio faz aniversário no dia 14 de junho e, pela lei, as crianças só podem iniciar o 1º ano do Ensino Fundamental (Alfabetização) se tiveram 6 anos completos ou se fizerem 6 anos até 30 de junho. Sendo assim, Caio entrou na dança e começou a Alfabetização com 5 anos de idade. Só fez 6 no meio do ano.
Mas vou dizer uma coisa: eu não teria ficado chateada se ele tivesse continuado na Ed. Infantil por mais um ano. Ao contrário de pais que lutam e tentam convencer a escola de que o filho está apto a cursar o 1º ano, eu teria ficado feliz se acontecesse o contrário.
É natural que os pais fiquem apreensivos e queiram “adiantar” os filhos na escola. O pensamento é de que quanto mais cedo entrarem na escola (Ensino Fundamental), mais chances terão de se dar bem na vida e eu discordo desse pensamento.
Eu penso que é muito mais justo com a criança pensar nela agora e não só no futuro. Muitas vezes a criança não está preparada, não está madura o suficiente para encarar a Alfabetização, que envolve uma série de responsabilidades, provas e uma cobrança mais rigorosa. Isso sim pode acarretar uma série de problemas futuros.
Eu imagino que aos 5 anos de idade a criança ainda precisa de muito tempo para brincar, aprender a compartilhar e se socializar. Cada coisa tem seu tempo. Não vamos inserir nossos filhos nesse mundo de cobranças, provas e competição tão precocemente. Afinal de contas, eles terão a vida inteira para lidar com esse mundo de gente grande.

2005: Caio no Maternal.

2009: Caio na Alfabetização (1º ano).
11 comments
  1. Kátia Ruivo

    nossa, o jardim de infância é uma fase deliciosa! Tantas descobertas, cada dia que chegamos em casa é uma novidade mais incrível que a outra, pena que acaba tão rápido…

  2. Kátia Ruivo

    nossa, o jardim de infância é uma fase deliciosa! Tantas descobertas, cada dia que chegamos em casa é uma novidade mais incrível que a outra, pena que acaba tão rápido…

  3. Paloma

    Concordo plenamente! O mundo anda muito corrido, com a gente querendo antecipar etapas, sempre em nome do futuro. Só que o tempo das crianças é o agora. E eu tenho pensado cada vez mais nisso…bjo
    Paloma e Isa

  4. Fabiane Chianca

    Aii que lindo..me encaixo nesse post..meu filho começou a ir para escola..e lá tem bastante coisinhas..tou gostando tanto do coleginho que acho que ele só sai de lá no 1º ano!! hahah
    Concordo com vc..tudo tem seu tempo..
    Recebi muitas criticas, e ainda recebo, por colocar Biel na escola, dizem que ele é novinho, e tal..mas ninguém viu a alegria dele qdo entrou na escola e viu os amiguinhos..isso me deu mais motivação!!
    ahah..bjussssss

  5. Tatiane Garcia

    Concordo c/ vc Dany…adiantar nem sempre é legal. Passamos por isso com um priminho meu..ele chorava que queria brincar e não ficar em sala de aula!

    Tá aprendendo a guiar então?? q legal, coragem!! dou a maior força!…não se assuste com as minhas trapalhadas..até hj eu não sou grande coisa no volante..hahahaha…obrigada pelo elogio…a foto foi tirada no natal…

  6. Dany concordo com vc ,hoje em dia os pais querem alfabetizar as crianças muito cedo e isso não é bom,pq a criança ainda não tem maturidade para enfrentar a a sala d eaulas,eles estão na fase de brincar.tenha uma otima semana.Atualizei o blog.Bjus

  7. Thaís Rosa

    Dany, ótimo post. Penso exatamente como você. Tenho visto vários filhos de amigos vivenciando a uma ansiedade desnecessária por terem sido "empurrados" pro primeiro ano antes da hora, por conta dessa mudança no nosso sistema de ensino.
    uma pena…
    beijo grande
    thaís

  8. Micha Descontrolada

    vcw está certíssima, pq ao adiantar, as vezes a criança pula uma etapa q vai fazer mta falta na frente…dependeo do amadurecimento de cada um.

    Um ótimo fim de semana para você!!!!

    /(,")\
    ./_\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  9. Paloma, a mãe

    Dany, concordo inteiramente. Sou contra adiantar. Acho que adiantar sem a criança estar madura só atrapalha. E, se deixasse a escolha para os pais, todos achariam que o filho é supermaduro e tal, porque, hoje em dia, já começam a pensar em vestibular e profissão desde os 2 anos de idade. Tadinhas das crianças!
    Beijos

Leave a Reply

Favoritos da Dany
Por favor, aguarde!

Cadastre o seu email e receba as nossas atualizações!

Digite seu nome e email e receba nossas atualizações assim que eles forem postados. Seja sempre o primeiro a saber das novidades!
%d bloggers like this: