Carregando...
Blog

A lista

Como eu venho pesquisando sobre material escolar e postei dois textos sobre o que pode ser pedido ou não numa lista, liguei para a escola de Caio para conversar com a coordenadora sobre a lista de material.

Ah! Antes de ligar para a escola, liguei para o Procon para pedir orientação. Eles atendem muito rapidamente, fiquei impressionada. O número é 1512, só isso!

1º equívoco na lista:
A coordenadora atendeu e eu perguntei, muito educadamente, se ela realmente achava que uma criança de 6 anos na Alfabetização iria utilizar 4 cadernos (1 com 60 folhas e os outros com 96), 7 livros, 1 resma de papel A4 e 100 folhas de chamequinho. Vamos às contas: todas as folhas juntas somarão 948 folhas, sendo 200 dias dias letivos. Não estou contando com os livros, ok?
Ela respondeu que as folhas de A4 seriam usadas sim porque eles enviam muitas circulares. Peraí!!!!!! O material escolar deve ser pedido para uso pedagógico e não administrativo. O material administrativo já está embutido na mensalidade. Não pode constar na lista de material.

2º equívoco na lista:
Consta na lista 1 pacote de Perfex. Não faz sentido! Perfex é material de limpeza que não pode, de forma alguma, constar na lista. Resposta da coordenadora: É, você tem razão. É porque essa lista é bem antiga. Droga!!!! Se é bem antiga, por que ninguém revisou???? Eles vão utilizar a mesma lista daqui a 50 anos? É bem capaz!
Conclusão: Eles mandam tirar xerox da mesma lista sempre e não há nenhuma reflexão sobre a mesma. Fico muito danada da vida com esse descaso.

3º equívoco na lista:
Cola para ficar no estojo e cola para uso escolar. Mas o tubo de cola que tem que ficar no estojo não é para uso escolar??? Dois tubos de cola???
Resposta da coordenadora: Você tem razão em questionar.
Conclusão: Não respondeu a minha pergunta. Acho que ela ficou super sem graça.

4º equívoco na lista:
O mesmo aconteceu com o hidrocor: um kit para ficar no estojo e outro para ficar na escola. Pra quê??? Não houve resposta da coordenadora neste caso.
Conclusão: O que ela poderia responder, não é mesmo?

5º equívoco na lista:
1 pacote de bolas metalizadas ART-LATEX nº 12. Em primeiro lugar, ART-LATEX é marca e marca/modelo não pode ser exigido. O pai tem que ter liberdade para comprar a marca que quiser e, principalmente, a marca que cabe no seu bolso. Em segundo lugar, que atividade pedagógica seria desenvolvida com bolas? Certamente as bolas são para decoração das festinhas que ocorrerão e DECORAÇÃO DA ESCOLA NÃO É RESPONSABILIDADE DOS PAIS.

6º equívoco na lista:
50 palitos de churrasco e 50 palitos de picolé.
A coordenadora tentou dar explicação: os palitos de churrasco serão utlizados nas aulas de matemática quando eles aprenderem a fazer continhas. Meu argumento: Será que isso não seria perigoso? Afinal de contas, serão 30 alunos numa sala de aula com palitos com uma ponta bem afiada nas mãos e uma professora apenas para dar conta da situação.
No caso da mesma explicação para palito de picolé, será que não poderia ser reutilizado, pois isso já foi dado no ano passado. Houve até uma grande festa com o tema RECICLAGEM na escola, lembra? A festa/O projeto foi só propaganda pra mostrar como a escola sabe decorar a quadra e ensaiar os alunos ou teve algum objetivo real, tipo: crianças e professores, vamos aprender a reaproveitar o material!!!
Conclusão: A coordenadora vai conversar com o diretor que vai conversar com o superintendente que vai tentar me convencer de que tudo na lista é necessário. Aff…

Depois eu conto como foi o desfecho dessa novela.

Comentários

comments

Leave a Reply

Favoritos da Dany
%d bloggers like this: